// Tecnomodo: Faça você mesmo: Ar Condicionado Caseiro

domingo, março 18, 2007

Faça você mesmo: Ar Condicionado Caseiro


Encontrei em um blog enquanto o cometa não vem este turorial sobre como fazer um ar condicionado caseiro. Barato, ecológico e saudável.
Leia a matéria:

"Realmente funciona. Ano passado encontrei um artigo no Instructables, mas só agora tive tempo pra fazer.
É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. O princípio de funcionamento de um trocador de calor é simples, é o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos comerciais, e é nele que se baseia o projeto.

Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. No meu projeto 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador, prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor.

A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.

Dicas:
1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.
2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.
3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.
4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.

Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhão e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo. Testado e aprovado. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato.

Todos os créditos para Geoff Milburn."



Confira grandes promoções em produtos de informática no Submarino


fonte Enquanto o Cometa não Vem

21 comentários:

Anônimo disse...

Boa!

Unknown disse...

Funciona mesmo e esse site e muito bom, fiz um para mesa de escritorio com um pote de sorvete e um cooler de fonte!! :)

bruno disse...

olá pessoal, eu teno a soluçao para o ar condicionado caseiro funcionar bem , e nao precisar se preoculparem em a agua do recipiente ganhar temperatura. criei um sistema refrigerado que circula agua gelada continuamente quantas horas vc quizer a 7 graus. brunocseara@hotmail.com

bruno disse...

Olá pessoas, sei que estou devendo, mais logo que o projeto estiver concluído envio as fotos, ta ficando massa.... até mais.

brunocseara@hotmail.com

Anônimo disse...

BOM DIA BRUNO VC. PODERIA ME DAR ESTAR DICA. WONTAN@IG.COM.BR

bruno disse...

http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá pessoal,estou mais uma vez aqui,dessa vez venho lhes informar que vou transformar um bebedouro(GELAGUA) em um AR CONDICIONADO...BOM NÉ...JA COMEÇEI A MONTAGEM, QUALQUER DÚVIDA CONFIRAM NO MEU BLOG PUBLICAREI AINDA ESTA SEMANA EM MEU BLOG.

http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/

Fernando Goulart disse...

Opa,,,,,,,, Eu também comecei, mas não terminei o prejeto,,, dei início ao Gerador Heólico Caseiro,,,, Quando chegou a temporada mais fresca, quando chegar, mais para a primavera e o verão recomeçarei...

Abraços

Dr. Chicletinho

Gibadoboi disse...

Dr. Chicletinho, tenho interesse nesse seu projeto de gerador eólico. Se puder, me mande maiores detalhes para criancaecia@ibest.com.br. Meu nome é Gilberto, e tenho sempre grande interesse em projetos alternativos de geração de energia.

Anônimo disse...

Uma idéia bem louca mas que deve funcionar é acoplar um catavento a um compressor e usar o compressor para gelar água. A água gelada seria armazenada e usada no momento que fosse usar o ar-condicionado.

Fernando Vidal

Jhoutromundo disse...

Cara...essa engenhoca deve funcionar...eu vou fazer o teste...se funcionar vc vai ficar rico!

Anônimo disse...

um lindo post, farei isso em casa

Anônimo disse...

Será que isso funciona mesmo ?

Anônimo disse...

Olá, postem seus projetos e vejam outros no DIY Brasil

Anônimo disse...

Paulo Cesar,

favor explicar em partes como montar o ar condicionado caseiro. imail;paulinho19_cesar@hotmail.com

Ar Condicionado disse...

Com certeza esse sistema de ar condicionado funciona, em alguns supermercados e fábricas achamos esse sistema que melhora o conforto do ambiente aumentando a humidade do ar, mesmo sistema é encontrado em carros com turbo para resfriar o radiador do ar do turbo para aumentar a densidade do ar.

Simone Guimaraes disse...

Desculpa a franqueza, mas essa solução é perigosa. Não se deve colocar cooler, ventilador junto de gelo ou água. Pode causar explosão.

Existem formas realmente práticas de fazer seu ar condicionado, mas JAMAIS usando ventibulador como base.

Ventilador não pode ficar junto de água ou gelo pois eletrecuta uma pessoa.

Façam pesquisas, mas peçam ajudam a uma pessoa especializada para ajudar. Tipo, ajuda de eletricistas, ou professores de física, que eles explicam melhor como fazer a engenhoca.

Boa sorte!

Anônimo disse...

acho que é só usar uma bomba de aquário e um isopor pequeno e assim não precisa usar água,o isopor conserva o ar gelado, é mais seguro

Cleiton disse...

Olá, queria saber se alguém já fez isso e deu certo realmente!? Algum relato de sucesso?

E-mail/MSN: cleiton_@msn.com

Rafael Moura disse...

usem a mistura usada no manual do mundo (http://www.manualdomundo.com.br/como-gelar-refrigerante-em-3-minutos/), acho que fica bala!!!

Lupos disse...

estão vendendo esse seu post no mercado livre segue o link abaixo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443445198-transforme-seu-ventilador-em-ar-condionado-_JM#questionText

Creative Commons License