// Tecnomodo: O Computador Quântico Já Está Entre Nós!

sábado, fevereiro 10, 2007

O Computador Quântico Já Está Entre Nós!


Eu gostaria de ter um pouco mais de conhecimento científico para poder passar essa matéria com a propriedade necessária. Mas eis o que consegui absorver... Uma companhia Canadense chamada D-Wave criou o primeiro computador quântico funcional chamado Orion que utiliza um chip de 16 bits quânticos. Eis o que não entendi completamente mas vou traduzir ao pé da letra... O chip de 16 bits quânticos significa que o computador existe em 2 para o poder de 16 diferentes estados ao mesmo tempo. Computadores convencionais só existem em 1 estado a um determinado tempo, mesmo que possa mudar de estados muito rápido. O computador quântico existindo em diversos estados não precisa necessariamente “pensar”, ou calcular, os procedimentos para achar uma resposta, ele precisa na verdade mudar para o estado da resposta correta e mais... para cada bit quântico que se adiciona ao computador, o poder de processamento do computador aumenta pelo poder do 2.
Se a história acima parece confusa imagine o que você vai pensar da próxima afirmação, em uma publicação para a Nature no ano passado mostrava experimentalmente como um computador quântico pode resolver um problema em um programa sem precisar rodar o programa...
Surreal!!!
PS: Se você possuir mais conhecimento acerca dessa matéria, por favor comente aqui!
update: Eis aqui o link da matéria original.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo! Sou um leigo curioso a respeito desses assuntos.Você resumiu com muita objetividade essa matéria. O que realmente importa é quanto um computador quântico será mais eficiente e quais operações tradicionais serão descartadas. Esse é um grande marco para a humanidade!
Os programas de xadrez serão imensamente poderosos rodando em computadores quânticos! Não podemos precisar aonde essa revolução vai nos levar mas o sonho do cérebro quântico começa a despontar no horizonte. Parabéns pela excelente escolha! Um abraço, Paulo Drummond

mStavale disse...

Obrigado Paulo,
Sei que este é um assunto sério e pela complexidade se torna um tanto quanto confuso, mas tentei passar o mais limpo possível a matéria. Vamos aguardar para ver o que o futuro da informática nos guarda.
Abraços,
Molina

Roberto disse...

"O chip de 16 bits quânticos significa que o computador existe em 2 para o poder de 16 diferentes estados ao mesmo tempo."

Não consegui ver a metéria original seguindo o link, mas provavelmente o texto deve falar de 2 "pow" 16 diferentes estados ao mesmo tempo, fazendo referência à 2 elevado a 16.

qual o link p/ matéria?

mStavale disse...

Roberto,
Já colocquei o link com a matéria original e infelizmente é power e não pow. O que pode significar, se você estiver correto, que o site também pode ter errado.
A forma mais correta é clicar no link do meu post original com a companhia que criou o Orion, a D-Wave.
Abraços,

Luiz Claudio Eudes disse...

Todos dizem que computadores quânticos serão melhores que os atuais, mas ninguém me dize como serão esses computadores.

tenho algumas informações sobre esses computadores no meu Blog, espero que possa ajudar.

Assinado Luiz
http://luizclaudioeudes.blogspot.com/2007/02/primeiro-computador-quntico-estria-na.html

Anônimo disse...

Vou tentar ajudar a esclarecer essa parte do funcionamento computador quântico (considerando seu funcionamento como na concepção teórica): computadores normais podem ter seus bits variando de dois valores, 0 e 1, mas o computador quântico, devido às configurações possíveis de spins das suas partículas podem ter 3 possibilidades de valores, ainda no sistema binário, que seria 0, 1 e os dois ao mesmo tempo. Dessa forma, a computação quântica irá se valer o máximo possível dessa terceira possibilidade. Por isso se diz 2 elevado a 16. Espero que tenha ajudado! Abraços.

Creative Commons License