// Tecnomodo: A passos curtos, mas avançando sempre... Isso é Robótica!

quinta-feira, novembro 09, 2006

A passos curtos, mas avançando sempre... Isso é Robótica!

Ok. Então robôs estão começando a parecer comuns no nosso dia-a-dia. Ok, talvez não no dia-a-dia, mas é mais comum do que há três anos atrás. O que não nos damos conta é a dificuldade que é criar um robô. Desde a parte mecânica até a parte lógica de programação. Longos caminhos e longos anos de trabalho árduo são necessários, adicione isso a inteligência artificial e aí você terá um projeto para a vida toda. A verdade é que os robôs são burros sem nenhuma habilidade e nenhuma vontade de aprender de forma simples. Adicione isso a alguns milhares, se não milhões, de dólares e você terá um verdadeiro desafio.

Este robô, chamado de STAIR, desempenha algumas tarefas bem simples mas que representam um desafio incrível como reconhecer formas e desenvolver um plano para pegar o objeto da melhor maneira possível. Isso é o que o pessoal da Stanford University está tentando fazer há anos e finalmente chegaram aos resultados adequados. É bem verdade que os objetos precisam estar em cima de alguma mesa ou objeto estacionário. Ele reconhece obstáculos e graças a uma webcam ele pode enxergar o objeto e pegá-lo.

O objetivo é para até 2008 ele pegar objetos no ar, como por exemplo você segurando um copo, ele poderá gentilmente pegar de sua mão; e até 2011 ele desenvolverá uma forma de apanhar objetos “escondidos”, atrás de outros objetos.

Para os nossos entusiastas da robótica eu tenho um pequeno conselho: tenham persistência, garra e coragem e ESTUDEM MUITO!!! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu presiso de ajuda, no meu colégio tera uma feira cientifica e meu grupa ira contar sobre a robótica pARA isso gostariamos de ter um robo facil de construir e com amterias faceis de encontar ,se voc^}es tiverem alguma opiniao por favor amndem no meu email :fernandagiacomassi@hotmail.com


muito obrigado

Creative Commons License