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sexta-feira, março 14, 2025

Um Eclipse ao Contrário – A Terra Cobrindo o Sol (Visto da Lua) ! Imagem do Blue Ghost Lunar Lander

Imagem da Blue Ghost Lunar Lander

O módulo comercial de pouso lunar Blue Ghost, da Firefly, que recentemente fez história ao pousar na Lua, acaba de nos presentear com uma imagem absolutamente inédita – o primeiro registro direto de um eclipse terrestre visto da superfície lunar!
Imagine isso: a Lua tem um tamanho exatamente 400 vezes menor que o Sol, mas está, por uma coincidência cósmica incrível, 400 vezes mais afastado da Terra – um alinhamento perfeito que nos permite testemunhar eclipses solares espetaculares aqui da Terra. Mas agora, o jogo virou…
 Nesta imagem surpreendente, vemos o efeito inverso – a Terra passando entre o Sol e a Lua, Esse situação criou um efeito inusitado de parecendo um Anel de Diamante.
Uma perspectiva rara, um momento histórico – e uma prova de como o universo é cheio de simetrias misteriosas e perfeitas.
Uma imagem que nos faz repensar nosso lugar no cosmos… e a beleza dos alinhamentos cósmicos!

-- EN -

Firefly’s Blue Ghost commercial lunar lander, which recently made history by landing on the Moon, has just presented us with an unprecedented image – the first direct record of a terrestrial eclipse seen from the lunar surface!

Imagine this: the Moon is exactly 400 times smaller than the Sun, but is, by an incredible cosmic coincidence, 400 times farther away from Earth – a perfect alignment that allows us to witness spectacular solar eclipses from here on Earth. But now, the tables have turned…

In this amazing image, we see the reverse effect – the Earth passing between the Sun and the Moon, creating an unusual effect that looks like a Diamond Ring.

A rare perspective, a historic moment – ​​and proof of how the universe is full of mysterious and perfect symmetries.

An image that makes us rethink our place in the cosmos… and the beauty of cosmic alignments!
 

 

Size of the Moon (Lunar Eclipses) 

Blue Ghost Lander Diamond Ring Image

sexta-feira, março 07, 2025

Adeus, Skype: O Fim de uma Era na Comunicação Online


 

Olá, meus queridos e fiéis leitores!

Depois de um longo tempo afastado, resolvi voltar a escrever, e infelizmente, trago uma notícia que pode entristecer os usuários mais nostálgicos dos sistemas de comunicação digital. A Microsoft anunciou recentemente que irá aposentar o Skype em maio de 2025. Sim, o pioneiro das chamadas via VoIP, que revolucionou a forma como nos comunicamos à distância, está com os dias contados.

A decisão da Microsoft faz parte de um movimento estratégico para focar em soluções mais modernas. A boa notícia é que os usuários poderão migrar suas informações do Skype para o Microsoft Teams gratuitamente. Além disso, os créditos do Skype poderão ser usados no dial pad do Teams para realizar chamadas para números físicos, garantindo uma transição menos abrupta para aqueles que ainda dependem do serviço para ligações telefônicas.

É inegável que o Skype teve seu papel fundamental na evolução da comunicação digital, mas seu fim não chega a ser uma surpresa. Com concorrentes de peso como WhatsApp, Telegram, FaceTime, Google Meet e o próprio Teams, o serviço perdeu espaço ao longo dos anos. Ainda assim, para muitos, o Skype representa um marco na era da conectividade global.

Triste? Sim. Compreensível? Com certeza.

Até a próxima, e que venham novas formas de comunicação!

Cheers!

 

Hello, my dear and loyal readers!

After a long time away, I decided to start writing again, and unfortunately, I bring you some news that may sadden the most nostalgic users of digital communication systems. Microsoft recently announced that it will retire Skype in May 2025. Yes, the pioneer of VoIP calls, which revolutionized the way we communicate remotely, is on its way out.

Microsoft's decision is part of a strategic move to focus on more modern solutions. The good news is that users will be able to migrate their information from Skype to Microsoft Teams for free. In addition, Skype credits can be used on the Teams dial pad to make calls to physical numbers, ensuring a less abrupt transition for those who still depend on the service for phone calls.

It is undeniable that Skype played a fundamental role in the evolution of digital communication, but its end does not come as a surprise. With strong competitors such as WhatsApp, Telegram, FaceTime, Google Meet and Teams itself, the service has lost ground over the years. Still, for many, Skype represents a milestone in the era of global connectivity.

Sad? Yes. Understandable? Of course.

Until next time, and may new forms of communication come!

Cheers!

 

Anuncio da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/blog/2025/02/28/the-next-chapter-moving-from-skype-to-microsoft-teams/

 

O que voce precisa fazer: https://support.microsoft.com/en-us/skype/skype-is-retiring-in-may-2025-what-you-need-to-know-2a7d2501-427f-485e-8be0-2068a9f90472


Source

quinta-feira, abril 11, 2019

Walmart Investe em Robôs para Limpeza e Checagem de Produtos

Foto CNN


A rede de mercados Walmart vem investindo em automação de algumas atividades humanas em seus supermercados nos EUA. Inicialmente implementaram os caixas self-checkout onde o próprio consumidor passa os produtos no leitor do caixa, embala as próprias compras e paga, inclusive com dinheiro. Uma medida que acelerou a dinâmica do processo das compras.


Agora a rede, que emprega cerca de 1.5 milhões de funcionários só nos EUA, está implementando 3 tipos de robôs. Um que já está em andamento é o Pickup Tower onde você escolhe as compras e paga por um aplicativo e se dirije à loja apenas para buscar os produtos, que são dispensado em uma torre de forma automática, sem ação humana. Os outros dois estão em testes e servem para a limpeza do chão e para a checagem dos produtos na prateleira.

Foto TheVerge

O de limpeza do chão vejo uma grande vantagem para a manutenção e agilidade do processo, porém o de checagem de produtos em prateleira ainda me falta a percepção de necessidade porque, mesmo que ele ache um produto posicionado de forma errada, ele não poderá consertar a situação, ele serve apenas ao propósito de verificação, já que não possui braços, garras ou qualquer outro dispositivo para pegar os objetos. Segundo ponto, os robôs são imensos e quem já andou no Walmart nos EUA sabe que o volume de clientes é grande. Penso se esse robô andando nos corredores não causará um problema na circulação dos clientes.
Sou à favor da modernização (adoro os self-checkouts) mas penso que a praticidade precisa também estar presente nas decisões.
Fonte: How Automated Assitants Are Helping Us Work Smarter

domingo, março 31, 2019

Câmera Filma à 10 Trilhões de Frames por Segundo e Grava o Movimento da Luz.



O Centro de Pesquisa Nacional (Francês - National de la Recherche Scientifique - INRS) e a CalTech desenvolveram a câmera mais rápida do mundo chamada de T-CUP capaz de filmar à 10 trilhões de frames por segundo e conseguiram filmar o movimento da luz em câmera lenta. A equipe da Planet Slow Motion foi até a universidade CalTech para observar o feito.
Fascinante!!!


quinta-feira, março 28, 2019

NVIDIA Recria o Pouso da Apollo 11 na Lua para Provar que Foi Real

Há 4 anos atrás a NVIDIA criou uma simulação / DEMO do pouso do homem na Lua para provar que os raios do sol nas fotos da Lua, feitas pelos astronautas, não poderiam ser criados em estúdio. Observem que a sombra projetada no solo Lunar tem uma característica perpendicular, o que indica que a origem dos raios está há uma distância absurda, como é o caso do Sol... Tal demonstração além de provar que o pouso da Lua não foi Fake News em 1969 mas que a tecnologia de Real-Time Raytracing das GPU's RTX da NVIDIA renderizaram com foto-realismo a cena do pouso do homem na lua.
"All of this only heightened the fidelity of our latest demo — and re-confirmed what we’d discovered four years ago. That the illumination of the astronaut in the photo wasn’t caused by something other than the sun — such as studio lights  — but by light doing what light does.
Which proves one of two things. Either the Apollo 11 landing is real. Or NASA figured going to the moon was too hard, built a time machine instead, and sent someone 50 years into the future to grab an NVIDIA RTX GPU."
Tudo isso apenas para destacar a fidelidade do nosso último demo - e re-confirmar o que havíamos diescoberto há 4 anos atrás. Que a iluminação do astronauta na foto não foi causada por alguma outra coisa senão o Sol -  como as luzes de estúdio - mas pela luz fazendo o que a luz faz.
O que prova uma de duas coisas: Ou o pouso da Apolo 11 é real, ou a NASA descobriu que ir à Lua  era muito difícil, ao invés construiu uma máquina do tempo e mandou alguém 50 anos no futuro para pegar um GPU NVIDIA RTX.

Brincadeiras à parte, a DEMO é uma clara demonstração de como a tecnologia das GPU's estão avançando e a qualidade gráfica de render em tempo real é algo que já está em nossos arredores.
A simluação foi criada no Unreal Engine.
O vídeo do DEMO original se encontra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=O9y_AVYMEUs&feature=youtu.be





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